quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Entrevista com o Cigarro

A primeira tragada ninguém esquece, de tão ruim que é. Mas, se bobear, lá vem a segunda, a terceira, até que a menina não consegue mais largar. Para esclarecer o motivo de tanta atração, a reportagem da Atrevida entrevistou ninguém menos do que o grande vilão. Sim, ele mesmo, o cigarro.

ROSE MERCATELLI








Não querendo ser desagradável, mas você tem de admitir que é ardido, sufocante e cheira mal. Qual a razão do seu sucesso?
Cigarro:
o motivo dos fumantes não abrirem mão de uma tragada atende pelo nome de nicotina, droga que causa dependência. O segredo é um só: provocar sensação de prazer. Ao ser inalada, a nicotina atinge o cérebro e, entre 7 e 9 segundos depois, libera várias substâncias responsáveis por estimular essa sensação. Com o tempo, o cérebro passa a precisar de doses cada vez maiores de nicotina para manter a mesma satisfação.




Enquanto tem muito adulto abandonando o vício, você ainda faz sucesso entre os jovens. Por quê?
Cigarro:
os jovens vivem em busca do prazer, mesmo que isso lhes custe a própria saúde. Depois, quer coisa melhor para desafiar os adultos do que acender um cigarro, nem que seja às escondidas? Eles também começam a fumar para agradar a turma: é comum que meninos e meninas acendam um cigarrinho na esperança de, assim, serem mais admirados por seu grupo de amigos.




Você prejudica mesmo a saúde ou é intriga da oposição o que falam a seu respeito?
Cigarro:
sem querer me gabar, mas eu sou péssimo! Acabo com os pulmões dos adolescentes muito mais rápido porque esses órgãos só completam o desenvolvimento aos 21 anos. Daí, já viu! Se a garota começa a fumar aos 15, por exemplo, eu tenho seis anos para fazer um tremendo estrago. Isso para não dizer que, modéstia à parte, eu sou ótimo para agravar doenças como asma, rinite, otite, sinusite e pneumonia.




Afinal, qual é a sua?
Cigarro:
ora, eu quero ter cada vez mais adeptos e, de preferência, desejo que fiquem o resto de suas vidas ao meu lado. É por isso que começo meu joguinho de sedução na adolescência. Estudos da OMS (Organização Mundial de Saúde) apontam que quem começa a fumar lá pelos 12 anos terá mais dificuldades de largar o vício: 99% dos adolescentes que dão as primeiras tragadas se tornam fumantes e apenas 3% deles conseguem abandonar o cigarro. Cá pra nós, nem beijo vicia tanto.




Pra encerrar. Você não acha que as meninas que fumam acabam afastando namorados e ficantes?
Cigarro:
(com um risinho cínico e cara de galã canastrão de filme antigo) lógico que sim. Tem muito garoto que não suporta (meu) bafo de onça, principalmente os da turma da geração saúde. Mas claro que não sou eu que vou dizer isso a elas! Se a menina for esperta, irá logo sacar que estou atrasando a vida dela, nessa e em muitas outras paradas!



Fontes Cigarro Jogo de Vida ou Morte - Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência - www.abrapia.org.br; http://portal.saude.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência.